Novas enquetes
2014




PARTICIPE
 
 

Sapo Pigmeu
PDF

Quem Somos
Autores
     Informações Gerais    
 
Variedades

     Agenda de Eventos


     Enquetes

    
     Editorial

  
     Links

Procura no site








    
 

  
 
                                         www.jbca.com.br

Editorial


Produção e publicação
 

Cláudio Baptista de Carvalho
 

<<Ler na íntegra em PDF>>

..........................................................................

Artigo experimental 

Método de extração rápida para DNA de nadadeiras de tilápia do Nilo

Stefania Caroline Claudino da Silva*, Fernanda Tanamati, Débora Marques Voltolini, André Luiz Seccatto Garcia, Guilherme Pereira Schuroffe e Eliane Gasparino

A tilápia do Nilo é amplamente utilizada na piscicultura brasileira. Sabendo-se que a extração de DNA é um passo importante em experimentos moleculares, um novo e rápido método de extração de DNA para nadadeiras de tilápia do Nilo foi descrito neste trabalho. Foram testados quatro protocolos: Protocolo 1 (35 µL de NaOH 0,2M + 70 µL de Tris HCl pH 8,0, com 20 minutos em banho-maria + homogeneização), protocolo 2 (35 µL de NaOH 0,2M + 70 µL de Tris HCl pH 8,0, com 20 minutos em banho-maria, sem etapa de homogeneização), protocolo 3 (25 µL de NaOH 0,2M + 60 µL de Tris HCl pH 8,0, com 20 minutos em banho-maria + homogeneização) e protocolo 4 (25 µL de NaOH 0,2M + 60 µL de Tris HCl pH 8,0, com 20 minutos em banho-maria, sem etapa de homogeneização). A eficiência dos quatro protocolos foi comparada e o protocolo 1 foi o melhor dentre eles. As análises de PCR mostraram que o novo método proposto, além de fácil, é muito eficiente, podendo ser aplicado em novos estudos de biologia molecular.


<<Ler na íntegra em PDF>> 

...................................................

Revisão bibliográfica

Erva de Santa Maria (Chenopodium ambrosioides L.): Aplicações clínicas e formas tóxicas – Revisão de literatura

Láyla Silva Soares de Oliveira*, Felipp Silveira Ferreira e André Mauricio Barroso

Chenopodium ambrosioides é uma planta herbácea conhecida popularmente como erva de Santa Maria. Na medicina popular brasileira é usada no tratamento de problemas digestivos e afecções respiratórias. Com potenciais agentes analgésicos, é anti-inflamatória, antimicrobiana, antipirética, antirreumática, fungicida e age principalmente no combate a verminoses. Possui vasta utilização na medicina veterinária como anti-helmíntico, tendo também propriedades antissépticas, digestivas, antioxidantes, antifúngicas, antibacterianas, anti-inflamatórias, sedativas, tônicas, cicatrizantes, esquistossomicidas, molusquicidas, antimaláricas, leishmanicidas, antiacetilcolinesterásicas e atividade repelente. Este trabalho objetiva fazer uma revisão de literatura para aclarar as principais aplicações da C. ambrosioides na medicina veterinária, seus efeitos clínicos e tóxicos. A literatura aponta que esta planta está amplamente difundida, com aplicabilidade terapêutica para o manejo de diversas enfermidades e com alto potencial frente às endoparasitoses e ectoparasitoses. Porém necessita de mais estudos para o estabelecimento de doses espécie-específicas e redução de sua toxidade.

<<Ler na íntegra em PDF>>

.......................................................................................................

 

Relato de caso

Ethylene Vinyl Acetate copolymer (EVA) plug for treatment of cleft palate in cats

Marcello Rodrigues da Roza, Darney Ferreira de Melo e Vanessa Pimentel de Faria

                    

Os autores apresentam um caso de fenda palatina secundária a trauma em um gato, tratado com um tampão feito de co-polímero de acetato de etileno vinil para uso odontológico. Rotineiramente estas placas são utilizadas para a construção a vácuo de moldeiras para branqueamento dentário e controle de bruxismo em humanos. O procedimento, simples e rápido, foi realizado há cerca de 20 meses, e o dispositivo foi substituído por outro igual um ano após o procedimento. Devido ao seu baixo custo e à facilidade de confecção e instalação, os autores acreditam que o procedimento possa ser repetido periodicamente, representando uma boa opção para o tratamento de fendas palatinas em gatos.

<<Ler na íntegra em PDF>>

 

.......................................................................................................
Utilidades: Leitor de PDF - Modelo declaração COBEA - Cessão de Direitos
.......................................................................................................
Este periódico científico é filiado à ABEC - Associação Brasileira de Editores Científicos. Por sugestão desta asssociação, a periodicidade inicial será semestral, reduzindo-se gradativamente os intervalos de tempo entre as edições de acordo com o crescimento da publicação.(www.abecbrasil.org.br)