Edição Atual – v.9, n. 17  2016

Campos dos Goytacazes, RJ- Brasil   

Quem Somos
Autores
      Informações Gerais
     
 
Acontece


.    ..Editorial

  
      Links



Procura no site
                                         www.jbca.com.br

Relatos de Caso 

São aceitos manuscritos com até seis autores, sendo o primeiro autor o responsável pelo artigo.

A seguinte seqüência deve ser respeitada:

            Folha de rosto identificada: Título do trabalho e do número de figuras e tabelas contidas no texto. Deve conter a identificação de cada autor, com nome completo; filiações institucionais; a maior titulação acadêmica; os endereços de correio e eletrônico e o(s) número(s) de telefone do autor principal, além do nomes do departamento e da instituição aos quais o estudo deve ser atribuído. Esta página não é encaminhada para os consultores ad hoc.

            Folha de rosto sem identificação: Título do trabalho completo em português, em inglês e em espanhol.

            Resumo: Este texto, de até 250 palavras, deve conter introdução, objetivos, procedimentos realizados (critérios de seleção dos sujeitos de pesquisa e os métodos analíticos observacionais), resultados principais e conclusões mais importantes. Deve ser apresentado em inglês, português e espanhol.

            Palavras-chave / key words / palabras clave: São recomendadas três a cinco palavras-chave. Para tanto,
sugere-se consultar os  endereços:

 www.nlm.nih.gov/mesh/MBrowser.html  e http://decs.bvs.br  

            Introdução: Descreve a natureza do problema e sua importância, além do objetivo específico da pesquisa. Contém uma breve revisão de literatura. Não inclui as conclusões do trabalho.

            Relato de caso: Texto com o relato de caso.

            Discussão: Enfatiza os aspectos novos e importantes do estudo e as suas conclusões, explora os mecanismos ou explicações possíveis para esses resultados. Compara os resultados com outros estudos relevantes e menciona as suas implicações para futuras pesquisas e para a prática da área do estudo em questão.

            Conclusão: Estão vinculadas aos objetivos do estudo. Evitar afirmações não qualificadas ou a respeito de benefícios econômicos e custos, a menos que os manuscritos contenham dados e análises econômicas apropriadas.

            Agradecimentos: Podem ser incluídos, especificando a natureza da colaboração de pessoas ou instituições no desenvolvimento da pesquisa.

            Referências bibliográficas: O JBCA assume as normas atuais da ABNT. As referências bibliográficas são relacionadas e numeradas de acordo com a ordem em que aparecem no texto.  Evitar utilizar “comunicação pessoal” a não ser que seja informação essencial e que não possa ser obtida de fontes impressas. 

            Ilustrações (desenhos, fotografias, gráficos): São numeradas em algarismos arábicos na ordem de citação do texto, sendo mencionadas como figura. As legendas esclarecem o significado das áreas das figuras identificadas com símbolos, setas, números ou letras, assim como explicam, se for o caso, a escala interna e identificam o método de coloração nas fotomicrografias. Se uma figura já houver sido publicada, deve-se dar crédito à fonte original e apresentar uma autorização por escrito do detentor dos direitos autorais da reprodução do material, exceto nos casos dos documentos de domínio público. As ilustrações são dispostas no próprio texto e as fotografias, em especial, salvas em formato JPG. Se forem escaneadas, o ideal é utilizar, no máximo 300k de tamanho e resolução 800x600.

            Tabelas e quadros: Com título curto, também são numeradas em algarismos arábicos na ordem de citação do texto, sob o nome tabela. Os textos explicativos, quando necessários, são colocados em notas de rodapé e não no título, utilizando-se os seguintes símbolos, em seqüência: *, +, §, **, ++, §§, e assim por diante.


Volta para a página das INFORMAÇÕES GERAIS

.......................................................................................................
Utilidades: Leitor de PDF - Modelo declaração COBEA - Cessão de Direitos